Portal IFNMG - Professora do IFNMG – Campus Januária concede entrevista à BBC News sobre trabalho envolvendo a solidão entre adolescentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professora do IFNMG – Campus Januária concede entrevista à BBC News sobre trabalho envolvendo a solidão entre adolescentes

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 11h26 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 14h59

A professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Januária, Juliana Teixeira Antunes concedeu uma entrevista no dia 01/08/2023 ao repórter André Biernath da BBC News Brasil.

IMG 9856

Juliana é enfermeira, mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde desenvolveu sua pesquisa sobre violência intrafamiliar contra adolescentes e a solidão vivenciada por essa população. Seus trabalhos foram publicados em diversos periódicos, sendo o “Loneliness and associated factors among Brazilian adolescents: results of national adolescent school - based health survey 2015”publicado na edição 98, número 1 do Jornal de pediatria de 2021.

Nesse artigo Antunes e colaboradores buscou identificar os fatores associados à solidão em adolescentes brasileiros por meio de um estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015, realizado com escolares de 13 a 17 anos no Brasil. Assim, verificou-se que 15,5% dos estudantes brasileiros relataram solidão nos últimos 12 meses. O sexo feminino, a maior escolaridade materna, a insônia e ser vítima de bullying apresentaram maior prevalência de solidão. Ter amigos, fazer refeição com os pais ou responsáveis ​​5 dias ou mais por semana e ter pais compreensivos apresentaram menor razão de prevalência para solidão.

Antunes concluiu que o sentimento de solidão é frequente entre os adolescentes e está associado ao sexo feminino, menor apoio social e familiar, a violência intrafamiliar e comportamentos de risco como consumo de álcool e bullying. 

Políticas que promovam o bem-estar físico e mental nessa faixa etária devem ser criadas e promovidas, estimulando a amizade e a participação da família na vida dos adolescentes.

Você pode ler o artigo “Loneliness and associated factors among Brazilian adolescents: results of national adolescent school-based health survey 2015” na íntegra em: https://doi.org/10.1016/j.jped.2021.04.004.

A reportagem completa pode ser acessada pelos endereços:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd145rv214ko ou

https://g1.globo.com/google/amp/saude/noticia/2023/08/15/por-que-a-solidao-virou-uma-das-grandes-preocupacoes-de-saude-do-seculo-21.ghtml

IMG 9860

Fim do conteúdo da página